Subdivisões do Estado de São Paulo

Subdivisões do Estado de São Paulo


O território brasileiro possui dimensões continentais e abriga uma grande variedade de realidades demográficas, econômicas e sociais. Para compreender melhor a realidade do país e subsidiar o planejamento territorial, faz-se necessário o estabelecimento de recortes subestaduais. Essas regionalizações buscam agrupar municípios em regiões menores com realidades semelhantes para fins de planejamento, gestão e divulgação de estatísticas.

Existem vários recortes territoriais criados por diferentes órgãos, que variam conforme a finalidade e a metodologia empregada. A semelhança entre algumas dessas regionalizações, bem como suas modificações ao longo do tempo, podem gerar confusão. Desta forma, é importante conhecer as diferenças entre elas. Neste post, são apresentadas as principais regionalizações do estado de São Paulo.


Divisão Regional do Brasil

Regiões Geográficas Intermediárias e Imediatas

A divisão regional do Brasil em regiões geográficas foi criada em 2017 pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), com a finalidade de subsidiar o planejamento e gestão de políticas públicas, além de estabelecer recortes para divulgação dos dados estatísticos e geocientíficos. Com esta divisão, os municípios são agrupados em Regiões Geográficas Imediatas, que, por sua vez, integram Regiões Geográficas Intermediárias. As regiões geográficas intermediárias e imediatas substituíram as mesorregiões e microrregiões geográficas, utilizadas anteriormente pelo IBGE.

Os mapas abaixo mostram as subdivisões do estado de São Paulo conforme a divisão atual. Os 645 municípios do estado formam 11 regiões intermediárias e 53 regiões imediatas.

Regiões Intermediárias do Estado de São Paulo
Mapa das regiões intermediárias do estado de São Paulo

Regiões Imediatas do Estado de São Paulo
Mapa das regiões imediatas do estado de São Paulo


Os mapas seguintes mostram as subdivisões do estado de São Paulo conforme a divisão anterior, em mesorregiões e microrregiões geográficas. Os municípios paulistas formavam 15 mesorregiões e 63 microrregiões.

Mesorregiões do Estado de São Paulo 

Mapa das mesorregiões do estado de São Paulo

Microrregiões do Estado de São PauloMapa das microrregiões do estado de São Paulo 

Divisão Político-Administrativa do Estado de São Paulo

Regiões Administrativas, Regiões de Governo, Aglomerações Urbanas e Regiões Metropolitanas

O estado de São Paulo também possui regionalizações para fins de planejamento e gestão do governo estadual. Os municípios paulistas são agrupados em 15 regiões administrativas, que, por sua vez, são subdivididas em 42 regiões de governo (RM de São Paulo à parte). Além disso, alguns municípios integram aglomerações urbanas ou regiões metropolitanas, cujos limites não obedecem os limites das regiões administrativas e de governo, podendo abranger partes de diferentes regiões.

Regiões Administrativas do Estado de São PauloMapa das regiões administrativas do estado de São Paulo

Regiões de Governo do Estado de São Paulo
Mapa das regiões de governo do estado de São Paulo

Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas do Estado de São Paulo
Mapa das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do estado de São Paulo

Os arquivos vetoriais para download abaixo contêm os municípios paulistas com os respectivos agrupamentos em que estão inseridos conforme as regionalizações mencionadas neste texto. Os códigos de identificação dos municípios se referem à Divisão Territorial Brasileira.

DOWNLOAD (SHAPEFILE)


Comentários