Vegetação do Estado de São Paulo

Vegetação do Estado de São Paulo

Os mapas das regiões fitoecológicas de SP abaixo foram elaborados a partir do Mapa de Vegetação do Brasil (IBGE), que pode ser acessado através do BDiA (Banco de Dados de Informações Ambientais).

Regiões Fitoecológicas de São Paulo

Regiões Fitoecológicas do estado de São Paulo

Regiões Fitoecológicas do estado de São Paulo - Municípios

Regiões Fitoecológicas com Detalhamento das Áreas de Tensão Ecológica

Áreas de Tensão Ecológica no estado de São Paulo

Áreas de Tensão Ecológica - Municípios Paulistas

Biomas do Estado de São Paulo - IBGE/2004

Biomas Paulistas - 1:5.000.000

Biomas Paulistas (1:5.000.000) - Municípios

Biomas do Estado de São Paulo - IBGE/2019

Em 2019, o IBGE publicou a mais recente versão do mapa de biomas, compatível com a escala 1:250.000. O trabalho foi baseado no mapa de vegetação do Brasil (escala 1: 250.000) e contou com verificação de campo nas porções limítrofes dos biomas. As áreas de transição (ecótonos ou encraves) entre duas ou mais tipologias vegetacionais foram inseridas no bioma predominante. Nas situações em que não foi possível identificar a fitofisionomia predominante, a caracterização do bioma foi feita a partir de associações entre vegetação remanescente e elementos do meio físico, como litologia, relevo e tipo de solo.
A versão mais recente do Mapa de Biomas do Brasil inclui o sistema costeiro-marinho, que abrange as áreas com presença e/ou contato com o mar/oceano.  Essas áreas não constituem biomas separados, mas estão inseridas nos biomas em sua parte continental. Nos mapas abaixo, é apresentado apenas o limite do sistema costeiro-marinho. Porém, ressalta-se que esse se estende por centenas de quilômetros mar adentro.

Biomas Paulistas - 1:250.000

Biomas Paulistas (1:250.000) - Municípios

De acordo com a classificação atual do IBGE, a Mata Atlântica compreende 81,4% (202.054 km²) do território paulista e o Cerrado compreende 18,6% (46.165 km²).

Biomas do Estado de São Paulo - Comparação das versões 2004/2019

Biomas Paulistas - Mudança

Comentários